Google Translator

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Crónicas de Fajã 9

Revejo da janela o azul claro do céu de Pinhão. O verde nas canas ao redor da casa – teus olhos. Sinto novamente o teu cheiro no parapeito, o cheiro do pecado com teus cabelos soltos sob minhas mãos de dezembro. Tudo me lembra este teu cheiro: o lençol alegremente estampado (que ficou ali jogado no chão - desprogramadamente), a toalha de banho que partilhamos de seguida, até o abraço terno da minha mãe que me espera na soleira do portão enquanto me pergunta como ficaste. Tudo me lembra você.

Estou de regresso a Fajã – mais uma visita de dia e meio. Bia Tchabéta pergunta-me ali na segunda curva da subida pelas fotos da festa de fim de ano. Sissi d’Arcângela conta-me do sambrás do dia 20. Lena de Roberto de Nóna manda-te mantenhas. Tudo me lembra você. Como um doce castigo nesta tarde de fevereiro. Tudo me lembra você...

Junzim d’Pólina sacode a última gota de grogue do copo e conta-me dos tempos idos. Nhô Gustim de Pinhão, com quem fazia parelha nas paredes das FAIMO. Frank, o moço de coração bom, também daquelas bandas, ma de “linga rum” como o diabo. Jinja, filho de Nhô Mateus lá de Pinhão (o mesmo que noutro dia mostrám camin”). Que gaiatamente lhe surrupiava pedras e calços na levada de Pedrene. A namorada que lhe devolveu as cartas numa tarde má-criada de outubro (esta uma outra “estória”...!).

Mamãe acaba de entrar com uma tijelinha de cachupa guizada e duas bananas para o seu codê. Tudo me lembra você. Nem sei porque deste meu espanto...

3 comentários:

Anónimo disse...

Oi Paulino

Fazia falta este alumiar teu nas noites do meu grilo. Reganhei a paixão de amar as tuas cronicas.
Vá, não intervales tanto que em mim o prazer de te ler é sempre vivo. Um desafio| Aceitas? É que aprendo.
Um abraço de kabarboza

Paulino Dias disse...

Valeu, Kaka, pelas visitas e pelas palavras. Da minha parte, sempre que houver a lua cheia nas rochas destas ilhas, sempre que houver o sorriso, sempre que ouver a ruga, o violao e a estoria, havera tambem a palavra: a folha em branco + o verso.

Um abraco,
Paulino

Anónimo disse...

Oi Paulino,

Sinceramente, um adorá ess post. Ê sempre bom (re)lembrá bons momentos e partilhás. Ta tchá feliz quem que ta lês e que participá desses bons momentos.

Um abração

NE