Google Translator

quarta-feira, 23 de março de 2011

E por falar em declaração de IUR...

88 dias
ou
2,9 meses

foi o que tive de trabalhar em 2010 apenas para pagar imposto de renda ao Estado (IUR)... E nesta conta não entra ainda o IVA que pago sobre o pãezinho da padaria, o combustível do carro, a conta de luz, etc. Nem o imposto de selo sobre a prestação da casa, a taxa ecológica sobre a garrafinha de água...

Não sou contra pagar impostos, obviamente. Mas - porra! - quando me dirigir a um hospital público quero ter um tratamento decente (eu é que pago), quando precisar da Polícia quero que apareçam em tempo útil (eu é que pago), quando for a uma instituição pública gostaria de ao menos receber um sorrisinho de nada (eu é que pago), quando precisar de educação de qualidade para a minha filha quero tê-la (eu é que pago), quando tiver necessidade de ser atendido por um servidor público, gostaria de ser recebido com um mínimo de educação e humildade (eu é que pago)...

Façam as vossas contas também. Por uma cidadania mais activa!

.

4 comentários:

Anónimo disse...

ajuda externa tambem paga

Paulino Dias disse...

Olá anónimo(a),

Obrigado pela visita e pela achega. No entanto, se fores à pagina www.oge2010.minfin.cv poderás ver que previa-se para 2010 a recolha de 29,3 milhões de contos em impostos e despesas de 14,6 milhões de contos com pessoal do Estado (ver Mapa VII). O total de despesas correntes previstas era de 30,6 milhões de contos.

Abraço, volte sempre

Paulino Dias disse...

Uma recado para um(a) anónimo(a) que enviou um daqueles típicos comentários cheirando a pupú:

Quando quiseres que os teus comentários sejam publicados neste cantinho, eleve o nível, mantenha o respeito e não se esconda atrás da capa covarde do anonimato para atacar as pessoas... Ou então, vá cantar noutra freguesia! Crie um blog seu para despejar os teus vômitos, pá!

O teu comentário fica obviamente bloqueado. Sugiro que o copies e o cole num outro espaço, se isso te dá prazer. Mas aqui não.

Que este cantinho (pessoal) é de leveza de espírito, paz e amor, debates que se querem elevados, meu irmão...

Um abraço, volte sempre!

MS-Mnininha Soncente disse...

Olá Paulino..eu já cansei de reclamar do que pago de imposto e recebo em troca em serviço público.... é uma vergonha!! e pior ainda qdo vejo que nas finanças eles dão a volta ao RIUR e calculam do jeito deles a matéria colectável... enfim é continuar a reclamar...!!!