Google Translator

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

De volta à leveza dos dias

De regresso à suavidade dos momentos, como prometido. E às caminhadas pelo interior de Santiago, claro! De regresso ao vale de Tabugal em Santa Catarina - um dos mais belos recantos deste país -, e à nostalgia de me ver assim outra vez menino do campo com a malta dos Caminheiros Sem Fronteiras. De regresso ao prazer das imagens e ao tal momento que se busca no milissegundo que antecede o disparo. E à ânsia de te ter ali a meu lado, naturalmente, para contigo partilhar o verde e o espanto.

Sabes, minha crioula, é tão bonito ver o dia amanhecer no topo do planalto... Com o vale - quase desconhecido - serpenteando-se lânguidamente do umbigo de Santiago ao azul do mar que nos espera em João Gago. Parece até que curvas do teu corpo entre os lençóis da ilha. É tão bom caminhar pelos recantos destes vales, à descoberta da poesia e da tal leveza dos dias... É tão bonito o verde, a flôr do canavial & e o inhame, a água por entre as pedras e a suave ondulação do dondagu ao redor do agrião, as mãos rudes do moço que nos abre o côco ou que nos oferece um grogue... Sabe tão bem sentir a água fria do tanque envolver-nos a epiderme urbana nesta manhã de Domingo enquanto na encosta macacos fazem poses ao disparo das máquinas... Ouvir a gargalhada do Chico, as estórias da Paulinha, o humor do Draiss, a música do Afonso... Degustar uma cerveja gelada ali no bar de Ribeira da Barca antes de devolver à cidade os corpos exaustos e satisfeitos... Coisas simples destas nossas ilhas, minha crioula. Coisas simples... tão pertos... e tão desconhecidos...!

A próxima caminhada será no dia 12, para anteceder o Natal. Entre a Ribeira de Flamengos e a (Cidade de) Calheta. Haverá festa de Caminheiros, avisou-nos desde já Tóchico. E troca de prendas. E música. E poesia, como é evidente. Irás comigo de volta à leveza dos dias, óh crioula?


(Caminhada pelo vale de Tabugal, Santa Catarina - fotos de PD)

.

6 comentários:

Anónimo disse...

lov it!! bjos titass

Benvindo Chantre Neves disse...

Espectacular! Foi um percurso fantástico, coroado com muita boa disposição dos caminheiros. gent oiá Macóc na rotxa, gent bibê aga de coco, foi tmód bonhe de ténk, enfim... ainda por cima a vegetação é luxuriante!
Que mais se pode querer num domingo!!!

Álvaro Ludgero Andrade disse...

Lindas fotos, meu caro. Ainda conseguiste captar um "santcho"???

Meu caro, como é bom saber que Cabo Verde é muito mais do que outdoors vendendo qualquer coisa, ameaça de soco no parlamento, veias exaltadas nos pescoços dos líderes, etc. Obrigado pelas fotos.

Mantenhas

Paulino Dias disse...

Alô Titass,
Thanks pela visita

Benvindo,
D´vera d´vera, num domingo desses só se pode querer mais... um domingo!

Alô Alvaro,
Verdade, pá! Nunca tinha visto um acena dessas, de macacos a correrem ladeira acima por essas bandas!...
Estás desde já convidado para a próxima caminhada, pá!

Um abraço

Entreclics disse...

uauuu ba nka ta credita man perdi es beleza ...fogoooo ..sin bu ta bai caminhada só oras kin ka bai né eheheheheheh
infelizmente inda nka sabi si dia 12 nta pode participa, mas reencaminham mensagem p.f. Paulino...
sima nta fla...caminhada é viciante midjor ki cumé chocolate lolll
abraço

Anónimo disse...

ler todo o blog, muito bom